Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • RTP Zig Zag
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
EUA/Eleições: Trump diz que vai ser reeleito graças à maioria silenciosa
Sociedade 26 jul, 2020, 19:32

EUA/Eleições: Trump diz que vai ser reeleito graças à maioria silenciosa

O Presidente dos EUA, Donald Trump, invocou este domingo a “maioria silenciosa” para mostrar a sua confiança numa vitória nas próximas eleições presidenciais, apesar de aumentarem tensões sociais em várias cidades norte-americanas.

“Na opinião de muitos observadores, a campanha de Trump gera mais entusiasmo do que qualquer outra campanha na história do nosso grande país, ainda mais do que em 2016”, escreveu Trump na sua conta pessoal da rede social Twitter.

Apesar de as sondagens apresentarem o candidato democrata, Joe Biden, à frente da intenções de voto nas eleições presidenciais de novembro próximo e apesar de os níveis de violência aumentarem nas contestações sociais em várias cidades norte-americanas, Trump mantém a confiança na sua reeleição para um segundo mandato.

“Biden não tem [hipótese]! A maioria silenciosa falará em 03 de novembro”, escreveu o Presidente, prometendo derrotar as sondagens que o apresentam oito pontos atrás do seu adversário democrata em vários estados norte-americanos, incluindo Arizona, Florida e Michigan.

Trump aposta numa campanha centrada no restabelecimento da “lei e da ordem”, quando as manifestações antirracistas e contra a violência policial provocam o caos em diversos estados.

No sábado, um homem foi morto por uma bala numa manifestação em Austin, a capital do estado do Texas, na mesma noite em que se multiplicaram confrontos violentos em Seattle, Portland, Omaha, Oakland, Los Angeles, Nova Iorque e Louisville, em protestos ligados ao movimento Black Lives Matter, iniciado após a morte do afro-americano George Floyd, em Minneapolis, em junho, asfixiado sob escolta policial.

O Presidente tem enviado agentes federais para várias cidades, apesar dos protestos de governadores e autarcas democratas que se queixam da ingerência da Casa Branca na segurança dos seus territórios.

Joe Biden também já criticou o comportamento do Presidente, acusando-o de desrespeitar a Constituição e procurar impor um “estado militarizado”, referindo-se à presença dos agentes federais, que se apresentam sem uniforme nas manifestações de protesto.

Trump tem respondido dizendo que os dirigentes democratas estão a falhar no seu papel de garantir a segurança dos cidadãos e acusa Biden de prometer retirar fundos de financiamento para as forças de segurança.

C/Lusa 

Pode também gostar

Formação de proteção civil decorre nos Açores (vídeo)

Formação de proteção civil decorre nos Açores (vídeo)

Estudo realizado por Coimbra permite avanço no diagnóstico da esclerose múltipla

Estudo realizado por Coimbra permite avanço no diagnóstico da esclerose múltipla

Desenho das periferias em destaque na 9.ª Conferência Internacional de Design

Desenho das periferias em destaque na 9.ª Conferência Internacional de Design

Falta de jovens devido às escassas oportunidades de emprego (vídeo)

Falta de jovens devido às escassas oportunidades de emprego (vídeo)

Escola Básica do 1º ciclo da Cruz de Carvalho aposta nos tablets

Escola Básica do 1º ciclo da Cruz de Carvalho aposta nos tablets

Quatro em cada 10 portugueses sofrem de hipertensão e metade não tem condição controlada

Quatro em cada 10 portugueses sofrem de hipertensão e metade não tem condição controlada

Aumento de luto parental em vigor na 3.ª feira

Aumento de luto parental em vigor na 3.ª feira

Governo Regional estuda criação de um novo apoio para famílias carenciadas (áudio)

Governo Regional estuda criação de um novo apoio para famílias carenciadas (áudio)

Grande Reportagem «Porto Seguro» (áudio)

Grande Reportagem «Porto Seguro» (áudio)

Covid-19: Marcelo afirma que há maioria de dois terços para estado de emergência muito limitado

Covid-19: Marcelo afirma que há maioria de dois terços para estado de emergência muito limitado

PUB

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar da Apple Store
  • Descarregar do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2026