“Para fazer face a este acidente, o Comando Regional da PSP Madeira disponibilizou todos os recursos humanos e materiais necessários a uma primeira resposta no local, prestando ajuda inicial aos feridos, estabelecendo perímetros de segurança e cortes de trânsito para facilitar o trabalho das equipas do socorro e emergência, e também colaborando na proteção da imagem e remoção das vítimas mortais”; refere um comunicado da Polícia de Segurança Pública.
A PSP adianta que no local “foram criados corredores de emergência e de evacuação até ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como asseguradas escoltas às ambulâncias, durante o trajeto Caniço – Hospital, garantindo uma maior rapidez na prestação de cuidados
médicos. A PSP diligenciou ainda todo o processo de identificação das vítimas hospitalizadas, com a colaboração do operador turístico e das autoridades de saúde”.
O comunicado da PSP adianta que “durante todas as operações de socorro, o efetivo policial procedeu ainda à formalização dos contactos necessários com as autoridades judiciárias e autoridades de saúde para a remoção das vítimas mortais e do veículo sinistrado. Findas as operações de emergência e socorro, e na sequência da abertura do inquérito pelo Ministério Público da Comarca da Madeira, a Equipa de Investigação de Acidentes de Trânsito e da Unidade de Polícia Técnica da PSP, procederam à recolha de prova material e testemunhal necessária à investigação do acidente, acompanhando os trabalhos de remoção do veículo acidentado e efetuando novas vistorias ao local”.
Relativamente à sinistralidade rodoviária verificada no entre os dias 12 e 17 de Abril 2019, “ocorreram um total de 39 acidentes de viação distribuídos pelos seguintes Concelhos: Funchal (14), Câmara de Lobos (6), Ribeira Brava (2), Ponta do Sol (3), Calheta (2), Santana (2), Machico (5) e Santa Cruz (5). Este número de sinistros resultou num total de 29 vítimas mortais, 39 feridos ligeiros (4 no Funchal, 2 em Câmara de Lobos, 1 na
Ponta do Sol, 2 na Calheta, 3 em Machico e 27 em Santa Cruz) e 3 feridos graves (1 no Funchal e 2 em Santa Cruz)”, adianta a polícia.
Nesta semana foram registadas 27 colisões e 11 despistes, nos quais se inclui o acidente com o autocarro de turismo.