“Pelos direitos do trabalho, pela cultura, pela dignidade das mulheres. Em cada uma destas lutas, como em tantas outras, a esquerda conheceu a combatividade e determinação de Odete Santos. Endereço à família, amigos e ao PCP as mais sentidas condolências”, escreve Mariana Mortágua na sua conta na rede social X (antigo Twitter).
A antiga deputada e dirigente comunista Odete Santos morreu aos 82 anos, anunciou hoje o Secretariado do Comité Central do PCP.
Nascida em 26 de abril de 1941, na freguesia de Pêga, concelho da Guarda, Maria Odete Santos era advogada, tendo aderido ao PCP em 1974, e foi deputada à Assembleia da República entre novembro de 1980 e abril de 2007, eleita pelo círculo de Setúbal.
Já o Partido Socialista manifestou também o pesar pela morte da antiga dirigente e deputada do PCP Odete Santos, assinalando o “seu papel de destaque” na construção do regime democrático português e a sua inteligência e coragem. Numa nota hoje divulgada, o PS expressou pesar pela morte de Odete Santos, endereçando sentidas condolências à família, amigos e ao PCP.
O PS assinalou que Odete Santos se manifestou desde cedo “contra a ditadura do Estado Novo” e que desempenhou “um papel de destaque na construção do regime democrático português, após a Revolução dos Cravos” dedicando-se à “defesa dos direitos dos trabalhadores e dos mais pobres e à luta pela igualdade social”.
“Odete Santos manifestou-se, desde cedo, contra a ditadura do Estado Novo, tendo desempenhado um papel de destaque na construção do regime democrático português, após a Revolução dos Cravos, dedicando-se, muito especialmente, à defesa dos direitos dos trabalhadores e dos mais pobres e à luta pela igualdade social”, referiu o PS.
O PS acrescentou que Odete Santos deixou “testemunhos do seu empenho, da sua inteligência, da sua coragem e da coerência de princípios e de ação com a qual guiou a sua participação na vida política nacional”.
Entretanto, também o recém-eleito secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, lamentou na rede social ‘X’ a morte da “histórica militante”, que “dedicou a sua vida à intervenção cívica e política”.
O socialista dirigiu as “mais sentidas condolências” à família, amigos e ao PCP.
A antiga deputada e dirigente comunista Odete Santos morreu aos 82 anos, anunciou hoje o Secretariado do Comité Central do PCP.
Nascida em 26 de Abril de 1941, na freguesia de Pêga, concelho da Guarda, Maria Odete Santos era advogada, aderiu ao PCP em 1974 e foi deputada à Assembleia da República entre novembro de 1980 e abril de 2007, eleita pelo círculo de Setúbal.
Lusa