A Escola da APEL é a vencedora do Prémio Regional da Madeira da Edição 2015/16 da Escola Electrão. Conseguiu reunir mais de 27 toneladas de equipamentos eléctricos e pilhas usadas, com os esforços de alunos e professores. Nesta edição da Escola Electrão, cuja grande vencedora foi a Escola Mariana Seixas, de Viseu, as 324 escolas inscritas recolheram ao todo cerca de 500 toneladas de resíduos.
A Escola Electrão é uma campanha da Amb3E que desafia as escolas de todo o País a recolherem equipamentos eléctricos e pilhas usadas, de forma a chamar a atenção para a importância da sua reciclagem.
Os vencedores foram anunciados numa sessão que decorreu na área VIP do Rock in Rio e que contou com a presença de mil alunos e professores. Esta foi uma parceria inédita com o Rock in Rio que permitiu que todos estes jovens tivessem uma experiência inesquecível. A cerimónia contou, também, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins.
Pedro Nazareth, Director Geral da Amb3E, entidade que gere a Rede Electrão e responsável pela Escola Electrão, sublinhou: “Este projecto é vencedor desde a primeira hora, como demonstram os resultados obtidos. As Escolas têm desempenhado um papel determinante, mobilizando os alunos, professores e restante comunidade educativa. Até agora, os alunos já encaminharam para a Rede Electrão da Amb3E mais de 5.500 toneladas de resíduos. Trata-se de um contributo relevante para a protecção do Ambiente e da Saúde Pública”.
Ao todo, foram atribuídos 26 prémios. A escola vencedora foi premiada com 10.000 euros e as que reuniram mais pilhas e lâmpadas receberam 2.000 euros e 1.000 euros, respectivamente. Foram também atribuídos dois prémios per capita de 1.500 e 1.000 euros, bem como prémios para as vencedoras distritais, de 750 euros e um prémio de sensibilização ambiental, no valor de 2.500 euros.