A chuva forte que se regista desde sexta-feira provocou o arrastamento da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas funcionárias, que estariam a fazer apoio domiciliário, e que continuam desaparecidas.
As buscas pelas duas mulheres foram retomadas esta manhã envolvendo uma corveta da Marinha, as cinco corporações dos bombeiros de São Miguel, o serviço municipal de proteção civil da Povoação, capitania do porto de Ponta Delgada, Polícia Marítima, Associacao de Nadadores Salvadores da Costa Norte e PSP, segundo a Proteção Civil dos Açores.
No local, e segundo a Proteção Civil açoriana, "estão 75 elementos".
A mesma fonte da Proteção Civil açoriana adiantou à Lusa que "as buscas na zona da ribeira foram suspensas às 11:20" locais de hoje (12:20 em Lisboa), devido "às condições meteorológicas adversas" no local.
Posteriormente, "foram canceladas para já as buscas na costa, devido a pequenas derrocadas no local" e "mediante uma melhoria do estado do tempo" as autoridades vão fazer uma "reavaliação para saber quando prosseguem".
A viatura onde seguiam as duas mulheres foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira, presa e capotada junto à Povoação, mas não foram avistadas pessoas.
Segundo a delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “a depressão, com uma superfície frontal oclusa associada, continua a condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago” com a ocorrência de precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada.