Estão agora disponíveis 120 mil litros de água para auxiliar os bombeiros no combate aos incêndios que assolam a ilha da Madeira e para suporte da Proteção Civil no abastecimento de água potável às populações, que estão com falta.
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Grupo ETE / Transinsular, a SGS e a BeFlexi, que prontamente se disponibilizaram junto do Governo Regional da Madeira para prestar todos os meios necessários a ajudar a Madeira e os madeirenses, no seguimento dos acontecimentos dos últimos dias.
As empresas do Grupo ETE, Transinsular e ETE Logística coordenaram a operação de logística e o transporte por via aérea, que levou ontem à noite até à Madeira cinco flexitanks (sistema de transporte de líquidos e sólidos) disponibilizados pela BeFlexi, cada um com capacidade para armazenagem de 24 mil litros. A instalação destes equipamentos foi efetuada pela SGS, que deu todo o suporte técnico. Habitualmente são instalados em contentores para transporte marítimo, mas permitem neste tipo de situações transportar água para os pontos de maior necessidade e auxiliar no reabastecimento.
Os equipamentos foram instalados em contentores da Transinsular, na quarta-feira à noite, e entregues ontem, logo pela manhã às entidades no terreno. Três contentores destinam-se à Direção Regional de Florestas para apoiar o combate a incêndios e dois à Proteção Civil, para fornecer a população, de momento com escassez de água potável.