A Ground Drone Unipessoal foi uma das 5 empresas inovadoras portuguesas que vão beneficiar de investimento proveniente do Instrumento PME (pequenas e médias empresas), uma garantia do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia que premeia as iniciativas europeias mais inovadoras.
Valeu-lhe o seu projeto Ground Drone que desenvolve um sistema robótico destinado a democratizar o controlo de movimento durante a realização de filmes e vídeos.
Na mais recente ronda de resultados da fase 1 do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020 foram selecionadas para financiamento 184 pequenas e médias empresas de 28 países com um total de 176 projetos e 8,8 milhões de euros de financiamento. Destas, cinco são PME portuguesas – localizadas em Évora, Funchal, Leiria, Lisboa e Olhão – e cada uma vai receber um financiamento de 50.000 euros para estudos de viabilidade de novos produtos que revolucionem o mercado. Os proponentes podem igualmente solicitar até três dias de orientação empresarial gratuita (coaching).
Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação declarou que “Com estes resultados mais recentes, são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as PME ao abrigo do Horizonte 2020, o que demonstra a dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul”.
Desde o lançamento do programa, em 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, 2 024 pequenas e médias empresas, das quais 54 são portuguesas.