A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje à população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas muito elevadas até sábado, que poderão atingir os 45 graus em vários distritos do país.
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a Direção-Geral da Saúde recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como "procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados".
Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina, são outras medidas recomendadas.
A DGS aconselha igualmente a população a usar "roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo", chapéu de abas largas, óculos de sol e a evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer ao ar livre.
Para quem tem de viajar de carro, a DGS recomenda para o fazer nas horas de menor calor e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
No caso dos doentes crónicos, a Direção-Geral da Saúde aconselha a seguir as recomendações do médico assistente ou da Saúde 24 (808 24 24 24).
Também deve assegurar-se que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado e que os bebés até aos seis meses não devem estar sujeitos à "exposição solar, direta ou indireta".
"Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas", assegurando a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado é outra das recomendações da DGS.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na Região Autónoma da Madeira (RAM), períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na vertente sul da ilha, e uma pequena subida de temperatura.
As temperaturas no próximo sábado vão oscilar entre 21 e 27 graus celsius na RAM.
LUSA