Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de DGS lança campanha para inspirar portugueses a praticar atividade física
Sociedade 19 jun, 2019, 10:19

DGS lança campanha para inspirar portugueses a praticar atividade física

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou hoje uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser "fácil, acessível e entusiasmante".

A campanha "Siga o Assobio", realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma.

A DGS refere em comunicado que "uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia".

Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.

"Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinante da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", defende a DGS.

As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

A campanha "Siga o Assobio" é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do "Marketing Social para a Promoção da Saúde" para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

A "maior novidade" desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.

Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que "campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população".

A "Siga o assobio" é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.

A campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, em ‘outdoor’, nos cinemas, nas redes sociais e no ‘website’ (www.sigaoassobio.pt).

LUSA

Pode também gostar

Imagem de Madeira recebe em junho o maior evento de sempre do Bridge Europeu (Vídeo)

Madeira recebe em junho o maior evento de sempre do Bridge Europeu (Vídeo)

Imagem de Cafôfo assume habitação como um `compromisso de justiça social`

Cafôfo assume habitação como um `compromisso de justiça social`

Imagem de A Madeira vai contratar 300 professores

A Madeira vai contratar 300 professores

Imagem de CDU denuncia projeto pouco ambicioso (áudio)

CDU denuncia projeto pouco ambicioso (áudio)

Imagem de Funchal agrava fatura da água e dos resíduos (vídeo)

Funchal agrava fatura da água e dos resíduos (vídeo)

Imagem de Colégio Missionário vai passar a ter um lar de idosos (áudio)

Colégio Missionário vai passar a ter um lar de idosos (áudio)

Imagem de É preciso diversificar o turismo na Madeira (vídeo)

É preciso diversificar o turismo na Madeira (vídeo)

Imagem de Governo aceita repor 35 horas semanais a médicos do serviço de urgência

Governo aceita repor 35 horas semanais a médicos do serviço de urgência

Imagem de PCP denuncia agressões aos direitos dos trabalhadores

PCP denuncia agressões aos direitos dos trabalhadores

Imagem de Xutos & Pontapés gravam tema para acompanhar seleção de râguebi no Mundial

Xutos & Pontapés gravam tema para acompanhar seleção de râguebi no Mundial

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025