"A nossa presença aqui, em frente ao Centro de Saúde de Santana, tem como objetivo reivindicar a abertura deste serviço de urgência, bem como a retoma de todos os serviços de urgências nos diferentes centros de saúde da costa norte", afirmou a deputada regional Tânia Freitas, numa iniciativa partidária.
"No início desta pandemia foi necessário tomar medidas drásticas no combate desta crise sanitária, no entanto, e visto que estamos em período de desconfinamento, com a retoma de diversas atividades económicas, inclusive com a reabertura das escolas, exigimos que sejam abertos os serviços de saúde e cuidados de saúde para a nossa população", frisou.
A parlamentar lembrou que atualmente "toda a costa norte da ilha da Madeira” está “sem serviço de urgência", o que, sublinhou, "a população não compreende, nesta fase de desconfinamento".
Tânia Freitas disse haver receios por parte da população de que estes serviços não voltem a abrir.
"Por este motivo, o grupo parlamentar do PS/Madeira, dentro dos seus poderes, entregou na Assembleia Legislativa da Madeira, bem como diretamente ao senhor secretário regional da Saúde, vários documentos com o objetivo de reabrir os serviços de urgência e a retoma do normal funcionamento dos cuidados de saúde da zona norte", explicou.
O PS é o maior partido de oposição na Madeira, região governada em coligação por PSD e CDS-PP.
Segundo o balanço mais recente, o arquipélago não registou novos casos de Covid-19 entre quinta e sexta-feira, mantendo o total de 90 pelo 23.º dia consecutivo, já com 73 doentes recuperados.
C/Lusa