Num comunicado, a autarquia refere que esta decisão surge na sequência da pandemia de Covid-19, depois de uma reunião do grupo coordenador do plano de contingência deste município que aconteceu hoje, em consonância com as orientações da Direção geral de Saúde e do Instituto de Saúde da Madeira (IASAÚDE).
Ficam assim canceladas atividades como o Projeto Integra + e o Gabinete de Apoio ao Idoso, bem como ações de índole cultural, desportivas e recreativas agendadas para os meses de março e abril.
Também ficam suspensos os pedidos de transporte, em viaturas da autarquia que já estavam autorizados, ficando condicionado o acesso de pessoas a infraestruturas municipais, nomeadamente o Aquário da Madeira, piscinas municipais, teleférico das Achadas da Cruz, espaço multiusos, parque de campismo e biblioteca municipal.
A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.
Na Região Autónoma da Madeira, não há registo de qualquer caso de infeção por Covid-19.
As autoridades indicaram que há "quase uma centena de pessoas" que estão a ser acompanhadas na ilha de acordo com as regras previstas.