“Vivemos tempos estranhos, atípicos, que têm tido efeitos devastadores na indústria turística”, declarou Miguel Albuquerque na cerimónia de atribuição de medalhas de mérito turístico a 24 pessoas e instituições da região.
A iniciativa assinalou na Madeira o Dia Mundial do Turismo, o principal setor da economia regional, que tem sido o mais afetado pela pandemia.
“Tenho a convicção profunda de que este vai ser mais um grande desafio que na Madeira vamos ultrapassar com ajuda de todos e concertação de esforços na manutenção das empresas, dos postos de trabalho e na salvaguarda da nossa região como um destino seguro”, sublinhou o chefe do executivo madeirense num breve discurso nesta cerimónia,
Miguel Albuquerque realçou que hoje foi prestada homenagem a pessoas e instituições que “constituem um exemplo para todos de responsabilidade, trabalho, decência, civismo e mérito”.
O governante salientou “o profissionalismo, a dedicação diária à arte de bem receber” que os agraciados evidenciam, continuando a dar um incontornável contributo para a afirmação e notoriedade da região enquanto destino turístico de excelência”.
As medalhas de mérito turístico foram criadas em 1979 pelo Governo Regional da Madeira, então chefiado pelo social-democrata Alberto João Jardim, “simbolizando reconhecimento ao profissionalismo, entrega e dedicação dos agraciados, bem como enaltecem o elemento humano que nos engrandece e distingue dos demais destinos”, refere a nota distribuída pela presidência do executivo insular.
O “Governo Regional considera que neste atual contexto económico adverso, resultante do combate à pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, mais se justifica o dever de publicamente expressar agradecimento pelo trabalho efetuado, pela dedicação e até sacrifício e manifestar confiança no futuro”, acrescenta o governo madeirense no mesmo documento
Este ano foram duas medalha em ouro (por excecionais serviços prestados), oito em prata (por importantes serviços prestados) e 14 em bronze (por significativos serviços prestados).
Foram agraciados entre outros, a Quinta Pedagógica dos Prazeres, a Banda Distrital do Funchal, além de diversos profissionais relacionados com o setor hoteleiro, restauração, da animação, guia interprete, carreiros do Monte, um realizador, um fotógrafo, taxista, guarda florestal, motorista de turismo .
c/Lusa