"Há nove profissionais de saúde que testaram positivo, 35 que testaram negativo e 25 análises ainda em curso", afirmou a responsável da Direção-Geral da Saúde, na conferência de imprensa relativa ao ponto da situação da Covid-19 em Portugal.
De acordo com Graça Freitas, três dos doentes internados testaram positivo e já foram transferidos para unidades dedicadas a pessoas com Covid-19, frisando que "a situação neste momento é estável".
A TVI avançou que havia pelo menos dez casos positivos, entre profissionais de saúde, assistentes operacionais e pacientes, no internamento de pneumologia do hospital, sendo que a DGS tinha apenas confirmado dois casos na terça-feira.
Questionada sobre o documento publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que admitiu que continua por provar a possibilidade de transmissão por contacto com superfícies ou objetos contaminados com o vírus, Graça Freitas vincou que a DGS vai continuar a considerar as superfícies como potencial fonte de transmissão da Covid-19, até haver evidências mais sólidas do que aquelas que existem neste momento.
Graça Freitas vincou que a DGS continua a pôr "muita ênfase na desinfeção das superfícies", visto que não há uma "certeza absoluta" de que não possa haver o risco de transmissão.
"Uma das coisas que caracteriza esta pandemia é o grau de incerteza. A essa incerteza deve seguir-se um grau de humildade e precaução. A própria OMS continua a recomendar fortemente a higienização de superfícies e objetos para minimizar o risco de contágio", vincou.
Durante a conferência de imprensa, Graça Freitas disse ainda que não está definida uma data para a reabertura de ginásios e academias, referindo que continua a trabalhar com as associações do setor.