Sérgio Marques falava no final de um encontro com a direção da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF).
"Para fazermos face, com sucesso, a esta situação crítica que estamos a viver em termos económicos precisamos, não só da ajuda nacional, mas também da ajuda europeia e nós, deputados, estamos a fazer o melhor na Assembleia da República para que esta ajuda se possa concretizar no mais breve espaço de tempo possível e para que hajam sinais de esperança para a nossa região, para os nossos trabalhadores e empresários e, claro, para as nossas famílias".
O deputado adiantou estarem "neste momento em preparação" na União Europeia "medidas que podem ser muito importantes para auxiliar a situação de crise económica da região", as quais, acrescentou, "devem ser complementadas pela ajuda nacional, da qual a região está expectante porque, infelizmente, tarda há demasiado tempo".
"É preciso dar um passo em frente e defender, tanto do ponto de vista nacional, quanto europeu, a Madeira, olhando para os mais de 40 mil trabalhadores que se encontram em ‘lay-off’ neste momento, para as muitas empresas que sentem tremendas dificuldades, muitas das quais sem condições para reabrir – nomeadamente ligadas ao setor do turismo e do alojamento – e para a grande incógnita que existe em torno do transporte aéreo", sublinhou o deputado do PSD.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.231 pessoas das 29.209 confirmadas como infetadas, e há 6.430 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
C/Lusa