A nota adianta que “nesta fase de contenção alargada à epidemia provocada pelo Covid-19 e na sequência das medidas comunicadas pelos Governo da República e Regional”, no município do Funchal também estarão encerrados os polos de leitura e demais locais de atividades de tempos livres e ocupacionais geridos” pela principal Câmara da Madeira e pelas empresas municipais.
Fechados estão igualmente os museus na dependência do município do Funchal, nomeadamente Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar, além do Átrio dos Paços do Concelho, Capela da Boa Viagem, o Posto de Turismo Municipal e demais equipamentos culturais geridos pelo Município e empresas municipais.
A Câmara acrescenta que estas medidas vão vigorar até 31 de março e “serão revistas de forma regular pela autarquia, mantendo a estreita articulação com o Instituto de Saúde da Madeira (Iasaúde)”.
Ainda aponta que o município vai continuar a “acompanhar todas as recomendações emanadas pela Direção-Geral da Saúde”, instando toda a população para a “importância de proceder da mesma forma e acompanhar as informações emitidas pelas autoridades competentes”.
Na quinta-feira, a autarquia já tinha anunciado o encerramento de todos os complexos balneares do Funchal geridos pela empresa FrenteMar.
Na Região Autónoma da Madeira não há registo de qualquer caso de infeção por Covid- 19. As autoridades indicaram que há "quase uma centena de pessoas" que estão a ser acompanhadas de acordo com as regras previstas.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.