“A Câmara Municipal de Câmara de Lobos tem no terreno uma campanha solidária de recolha de computadores para ceder aos alunos do concelho que não têm acesso a estes equipamentos, de forma a acompanharem as aulas e conteúdos letivos do 3.º período”, diz esta autarquia contígua a oeste do Funchal, em comunicado divulgado na região.
O município apela à doação por parte daquelas pessoas que têm computadores sem uso, apontando que um levantamento efetuado pela Delegação Escolar do concelho aferiu que “um número significativo de alunos não têm acesso a estes equipamentos, essenciais para acompanhar o decorrer das atividades letivas, uma vez que as aulas presenciais estão suspensas”, devido à pandemia da covid-19.
“Irão ser necessários computadores para o recomeço do 3.º período do ano letivo, para que os alunos possam assistir às aulas e acederem aos conteúdos curriculares à distância”, diz o presidente da câmara municipal, Pedro Coelho (PSD).
Por isso, dirige o apelo aos que “tenham equipamentos parados, mas em funcionamento, que os doem para oferta a alunos oriundos de meios familiares que não têm neste momento capacidade financeira para adquirir um novo”.
Este pedido foi igualmente endereçado ao meio empresarial, informando o município de Câmara de Lobos que a ACIN ICloud Solution “já disponibilizou cinco equipamentos que serão entregues aos alunos sinalizados”.
Pedro Coelho também destaca que “Câmara de Lobos tem, fruto de uma aposta na educação enquanto vetor estratégico de desenvolvimento concelhio, obtido resultados bastante positivos a nível da educação, com uma redução significativa dos níveis de retenção e abandono escolar”.
O responsável adianta que esta aposta permitiu receber vários prémios internacionais, entre os quais “o reconhecimento da UNESCO em 2017, que elegeu Câmara de Lobos como Cidade de Aprendizagem”.
Os equipamentos poderão ser entregues na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, a partir de terça-feira.
As pessoas também podem contactar a autarquia para através do email geral@cm-camaradelobos.pt e esta procederá à recolha dos equipamentos que serão recondicionados e entregues aos alunos.
Devido à pandemia da covid-19, todas as escolas estão encerradas a nível nacional e regional, tendo os responsáveis pela Educação optado pelo ensino à distância.