“Entre as várias medidas, a autarquia recomenda à população que evite deslocações aos serviços municipais, apelando aos munícipes e população em geral que optem pelos canais digitais e telefónicos, em detrimento do contacto presencial”, pode ler-se na informação.
Esta autarquia ainda refere que atividades culturais, recreativas e desportivas, que estavam agendadas até o final de abril, vão ser “reprogramadas ou canceladas”.
Adiada fica também a campanha veterinária e a iniciativa intitulada ‘ Ginástica pelas Freguesias”.
“O mesmo se aplica aos serviços de apoio à praia e ao transporte do Rabaçal, com efeitos imediatos”, destaca.
A Câmara da Calheta ainda decidiu cancelar a iniciativa “Calheta Caminha pelo Planeta”, os encontros de futebol referentes ao Torneio 1.º de Maio (Dia do Trabalhador), incluídos nas respetivas comemorações, ficando igualmente sem efeito a construção do ‘Muro da Esperança’, que deveria acontecer no dia 30 de abril.
Este município presidido por Carlos Teles apela ainda “à serenidade e participação de todos os calhetenses nestas medidas de segurança e prevenção, realçando a importância de cada um na implementação das mesmas”.
No mesmo documento, realça que passa assim a vigorar naquele concelho “um conjunto de medidas que surge em consonância com as orientações e recomendações emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto de Saúde da Madeira (Iasaúde) para enfrentar a ameaça à saúde pública associada à infeção por esta pandemia”.
Na Região Autónoma da Madeira não há registo de qualquer caso de infeção por Covid-19. As autoridades indicaram que há "quase uma centena de pessoas" que estão a ser acompanhadas de acordo com as regras previstas.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.