“O confinamento está sobrecarregando as mulheres com trabalho”, alertou a porta-voz da Associação Venezuelana para a Educação Social (AVESA).
Magdymar León, falava durante uma conferência de imprensa virtual para jornalistas, organizada pela Delegação da União Europeia na Venezuela, no âmbito de um mês de atividades para assinar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
“Aos trabalhos feitos em casa (…) soma-se agora outras atividades como o teletrabalho”, explicou.
León alertou ainda que há atividades que são vistas de maneira diferente se realizadas por homens ou mulheres, insistindo que há uma "’invisibilização’ dos aportes do género feminino".
Entretanto, a AVESA divulgou um manual com diretrizes para a saúde, onde explica que a covid-19 tem afetado “significativamente as economias e sociedades, e revelou o importante papel das mulheres” em áreas como “a económica, sanitária, de segurança e de proteção social”.
“Não obstante, esse reconhecimento não tem representado uma melhora nas suas vidas. Pelo contrário, enfrentam repercussões desproporcionais devido ao impacto da pandemia que ameaça os avanços conseguidos no reconhecimento e na garantia de seus direitos humanos”, explica.
Segundo a AVESA as mulheres têm um papel “pouco valorizado de cuidadoras, sustentam a vida na esfera privada” familiar e “no âmbito público em saúde”.
No privado “se têm excedido no papel de cuidadoras e obrigadas a ser professoras dos filhos, ao teletrabalho, entre outras situações que afetam negativamente a sua saúde”.
“Têm sido o apoio, na linha de frente perante a covid-19. Representam 70% do pessoal de saúde em todo o mundo. É indubitável o trabalho de enfermeiras, médicas, preparadoras de alimentos, pesquisadoras e na manutenção do setor da saúde, e apesar de tudo isso, têm sido escassamente tidas em consideração na toma de decisões”, explica.
Na Venezuela, estão oficialmente confirmados 147.577 casos da covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Há ainda 1.459 mortes associadas ao novo coronavírus e 138.841 pessoas recuperaram da doença.