O evento, o maior encontro científico e técnico da Europa na área da Aquacultura, decorre entre os dias 4 e 7 de Outubro, com o lema "Um mar de oportunidades", sendo a sessão de encerramento presidida pelo Ministro do Mar, Dr. Ricardo Serrão Santos.
No Funchal estarão 1200 participantes, estando prevista a apresentação de 855 comunicações científicas, 449 das quais orais, em várias sessões simultâneas diárias que decorrem entre 5 e 7 de Outubro.
Contando com o apoio do Governo da República, do Governo Regional, da Associação de Promoção da Madeira e da ARDITI, esta conferência nasce dos esforços conjuntos de centros de investigação, universidades e empresas portuguesas.
Associada à conferência está uma feira industrial em que participam cerca de 100 empresas e outras instituições ligadas ao setor. É uma oportunidade única para as empresasn nacionais e regionais ligadas à produção de aquicultura e para as empresas fornecedoras de bens e serviços, se inteirarem das novas tecnologias e novos produtos.
Por outro lado, é também uma porta para os investigadores, estudantes e membros dos centros de ciência portugueses contactarem e trocaram experiências com especialistas internacionais, presentes no evento.
A investigação em aquicultura inclui áreas de ciência ligadas à biologia e fisiologia das espécies aquáticas, áreas de zootecnia, nutrição, ambiental, etc. e muitas outras das áreas tecnológicas, desde o software ao desenho e engenharia de equipamentos, entre outros.
O campo das ciências e tecnologias aquáticas e ligado à Economia Azul, tem aqui uma oportunidade ideal para se mostrar, participar e progredir com o evento.