Grupo Parlamentar do PSD apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um Voto de Congratulação à Comissão Organizadora do 15.º Mercado Quinhentista de Machico, reconhecendo o trabalho da Escola Básica e Secundária de Machico, através do Presidente do Conselho Executivo, José Maria Dias, e dos Professores Ricardo Caldeira, Ricardo Crespo, Alexandra Teixeira, Dolores Nóbrega e Antónia Alves, bem como dos demais docentes envolvidos, pessoal não docente, alunos e famílias, num reconhecimento que é extensivo às instituições participantes.
O Mercado Quinhentista é um projeto sociocultural de natureza pedagógica nascido na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. O evento tem tido o apoio do Governo Regional da Madeira e da Câmara Municipal de Machico e conta com a colaboração e participação ativa de diversos estabelecimentos de ensino, associações sem fins lucrativos de âmbito cultural e desportivo, entre outras, maioritariamente daquele concelho. Foi em Machico que a história da Madeira se iniciou, com o desembarque de Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, e onde se institui a primeira capitania do Reino.
Foi também em Machico que se criou esta iniciativa pioneira e de grande interesse histórico, turístico, económico e social, num evento onde são recriados os usos e os costumes da época quinhentista. Hoje, pela sua dimensão e impacto, e pelo seu caráter identitário, faz já parte dos cartazes turístico da Madeira, numa aposta clara do Governo Regional no turismo histórico.
Este ano, sob o tema “Água, Sangue da Terra”, de 3 a 5 de junho, demonstrou, uma vez mais, o seu papel interventivo e a sua consciência sobre questões globais que a todos preocupam, conseguindo sensibilizar a população em geral e os turistas, com atividades de diversa índole, para a necessidade de proteger esse recurso tão essencial. Esta edição do Mercado Quinhentista contou com cerca de 54 grupos, sendo 6 oriundos de Portugal Continental e dos Açores, dois de música e quatro de teatro.