Durante a manhã, teve lugar um programa de atividades didáticas, tendo esta tarde sido reforçada a aposta no público infantojuvenil neste dia de abertura, com uma demonstração das valências de uma ambulância do Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina.
João Pedro Vieira considera que esta é uma iniciativa da Câmara Municipal que “visa consciencializar a população de todas as idades para a mitigação das situações de risco, através das boas práticas e da adoção de comportamentos responsáveis de prevenção e autoproteção, tornando os funchalenses ainda mais resilientes, bem como às suas comunidades".
A Semana da Proteção Civil Municipal trabalhará de perto com diversas escolas do concelho, porque “sendo os jovens catalisadores de mudança e a escola um espaço de transmissão de saberes, este projeto visa, desde logo, sensibilizar os alunos para a importância de saber agir numa situação de emergência, promovendo o espírito de entreajuda, a confiança e a cidadania ativa, o aumento da perceção sobre o risco de catástrofes, o desenvolvimento de uma relação de maior proximidade com a comunidade local e a construção de uma cultura de segurança”, enalteceu João Pedro Vieira.
Amanhã de manhã, segundo dia de atividades, o público-alvo passa a ser os utentes do Centro Comunitário do Funchal, que vão assistir a uma Ação de Sensibilização em Socorrismo, ministrada na sala de formação do Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal. A parceria com este que é o maior centro comunitário da Autarquia prossegue ao longo da semana, com um curso de Primeiros Socorros Veterinários e, no dia 8 de março, com uma visita de estudo dedicada especialmente às senhoras do CCF, e que será alusiva ao Dia da Mulher.
O Vereador da Proteção Civil no Funchal destaca, acima de tudo, um programa pensado para miúdos e graúdos e “uma semana que será um exemplo daquilo que pretendemos para o nosso Município, nesta e em todas as áreas: capacitar os nossos cidadãos, de todas as idades, e promover a sua participação, incluindo na segurança da nossa cidade”, destacou João Pedro Vieira.
A Ludoteca do Parque de Santa Catarina será, por fim, o outro palco privilegiado da Semana de Proteção Civil do Funchal, com atividades didáticas todas as tardes da próxima semana, entre as 14h30 e as 16h. Entre estas, conta-se uma ação de sensibilização para o manuseamento de extintores entre os mais novos, no dia 6 de março.
Na próxima sexta-feira, dia 9 de março, o último dia de atividades inclui uma visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal, para os alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. Concluída a Semana da Proteção Civil, o Serviço Municipal vai ainda estar presente, no dia 15 de março, na exposição promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil, com uma tenda de logística na Praça do Povo, e um programa de atividades próprias.