De acordo com a informação do IPMA, hoje divulgada, os efeitos desta depressão serão sentidos de “forma indireta devido à aproximação e passagem de uma massa de ar tropical que circula o bordo sul da referida depressão e que irá atravessar este arquipélago”.
O IPMA adianta que a depressão Claudia terá “impacto significativo” na Madeira entre a madrugada de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira, sendo expectável a “ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte” neste período, acompanhado de trovoada, sobretudo na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira.
Esta autoridade aponta que os valores acumulados da chuva durante “seis horas, nomeadamente na madrugada e manhã de dia 12 (quarta-feira”) serão entre os “40 a 60 milímetros, com valores temporários de 20 a 30 milímetros numa hora”.
“Devido a esta situação foram já emitidos avisos meteorológicos de precipitação, de nível amarelo e laranja para o arquipélago da Madeira”, lê-se no comunicado do IPMA.
Quanto ao vento, refere que a velocidade vai intensificar-se até os 40 quilómetros por hora, podendo as rajadas atingir os 90 quilómetros nas zonas altas da Madeira.
No caso da agitação marítima, refere que as ondas vão ser até os 4,5 metros.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro.
Lusa