O centro de expedição, onde se processa o embalamento, controlo e segurança alimentar, é uma exigência dos regulamentos comunitários que o Governo Regional acaba de cumprir, aproveitando a construção da nova lota do Funchal.
Esta primeira utilização realizou-se com um lote de 15 quilos de lapas, arrematado por um comprador que optou por embalamentos gratuitos de 1kg, graças à isenção de taxas em vigor nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região.
Recorde-se que a apanha da lapa tem um período de defeso de quatro meses, determinado por legislação regional, que vigora entre dezembro e abril. A atividade foi retomada no passado dia 1, pelo que a estreia do novo centro de expedição e embalamento só agora aconteceu.
Segundo uma nota da Secretaria Regional do Mar das Pescas, os pescadores devidamente registados podem comercializar diretamente até um máximo de 100kg por semana, com a pesagem a ter de ser feita obrigatoriamente em lota.
Já a apanha familiar de pequenas quantidades, até a um limite de três quilos por pessoa para consumo próprio, está isenta do regime geral.