O alarme soou no Monte. Um teste à Covid deu positivo numa senhora de 80 anos. Que depois de uma ida às urgências ficou internada nos Marmeleiros.
A mulher deu entrada no serviço de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça há uma semana e testou negativo no teste PCR ainda nas urgências.
Cinco dias depois testou positivo já quando estava internada no 3.º andar do serviço de medicina do hospital dos Marmeleiros.
O resultado só foi conhecido hoje; o alarme foi dado quando os familiares de todos os doentes deste hospital foram informados que as visitas estavam suspensas.
Da dúvida à certeza. Durante a manhã deste domingo, toda a equipa médica, enfermagem e assistentes operacionais foram alertados para a situação.
Desencadeado o plano de contingência, foram efetuados mais de cem testes PCR, tendo sido sugerido que todos ficassem em isolamento até se saber o resultado do teste.
A utente infetada foi este domingo transferida para a Unidade de Internamento de Covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça, continuando a ser feita a investigação epidemiológica.
Por precaução e de acordo com a informação obtida pela Antena 1 Madeira, outras duas doentes da mesma enfermaria – com 92 e 95 anos – foram transferidas e estão internadas na Unidade Polivalente da Covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça, mas apenas por serem contactos.