A casa de apoio aos vigilantes da Natureza na Reserva Natural das Ilhas Desertas vai ser melhorada este ano.
A informação foi avançada, esta tarde, pela Secretária Regional do Ambiente, Susana Prada, após uma cerimónia que assinalou o Dia do Corpo de Vigilantes da Natureza.
A nova carreira especial para o corpo de vigilantes na natureza trouxe aumentos ao vencimento base, aumentando também em 15% o subsídio de penosidade e em 10% o subsídio de risco.
Ainda assim, o Sindicato Trabalhadores Funções Públicas Sociais do Sul e Autónomas considera que a atualização não valoriza a carreira, que deveria começar num nível superior da tabela remuneratória. O sindicato defende também maiores aumentos nos subsídios de risco e penosidade.
A Secretária Regional, Susana Prada, contrapõe que a maioria dos vigilantes da natureza está satisfeita com a nova carreira.
Susana Prada diz também que em 2021 será aberto um concurso para oito novos vigiliantes.
A governante destaca o investimento de 272 mil euros feito pelo Governo na aquisição de botes novos, de uma viatura, fardamentos, na melhoria de comunicações e em ações de formação para os vigilantes.
36 elementos compõem o corpo de vigilantes da natureza tutelado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.