O aviso, emitido na segunda-feira e que estava em vigor até às 06:00, tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar).
Na informação, a autoridade marítima regional indica que, na costa sul, as ondas vão ser de cinco metros, “diminuindo gradualmente para os dois a três metros”, enquanto na costa norte serão de 3,5 metros, reduzindo para os dois a três metros.
Na orla costeira, o vento será de oeste/sudoeste “muito fresco a forte, diminuindo gradualmente para moderado a fresco a partir do início da manhã”.
Quanto à visibilidade, indica ser “boa a moderada”.
Devido a esta situação meteorológica, a capitania insiste que deve ser reforçada a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
Também desaconselha os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.
A capitania do Funchal diz ainda que não deve ser praticada a pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.
Lusa