Em comunicado, a autoridade marítima esclarece que esta atualização tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para vento muito fresco a forte (40 a 61 quilómetros por hora), tornando-se gradualmente moderado a fresco (20 a 39 km/h) a partir do meio da tarde.
Na costa norte da Madeira estão previstas vagas com quatro a cinco metros de altura, diminuindo para três a quatro metros a partir da noite, ao passo que na costa sul as ondas poderão atingir quatro metros, sobretudo na zona oeste da ilha.
Já a visibilidade no mar é “boa a moderada”.
A Capitania do Porto do Funchal alerta toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
O mau tempo no mar motivou o cancelamento das viagens do navio Lobo Marinho entre a Madeira e o Porto Santo, previstas para sexta-feira e hoje.
A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo encontram-se sob aviso amarelo (o menos grave numa escala de três) para agitação marítima forte até às 00:00 de domingo.
A costa sul da Madeira não tem avisos de mau tempo.
Lusa