O período de candidaturas é de 12 dias úteis a contar do dia 20 de abril. As candidaturas devem ser feitas na Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Funchal (CMF).
Podem candidatar-se à Escola de Bombeiros da Câmara Municipal do Funchal rapazes e raparigas com mais de 18 anos de idade e que, no máximo, façam 25 anos ao longo do ano de 2017, tendo, pelo menos, o 9º ano de escolaridade completo. Devem ter nacionalidade portuguesa e disponibilidade para assegurar o regime especial de trabalho, “que determina que o serviço dos corpos de bombeiros profissionais da administração local é de caráter permanente e obrigatório, sendo a prestação de trabalho organizada de forma a assegurar o serviço durante 24 horas por dia, todos os dias do ano”.
Os candidatos vão fazer diversas provas de seleção, que terão todas um caráter eliminatório: uma prova de conhecimentos gerais, uma inspeção médica para avaliar a robustez física dos candidatos e o estado geral de saúde, diversas provas físicas e um exame psicológico.
Os 24 recrutas escolhidos vão receber o salário mínimo, estabelecido em 570€ na Região, durante a formação, bem como subsídio de alimentação. No próximo ano passam a ser contratados, contribuindo assim para uma renovação do quadro da corporação.
O último recrutamento de Bombeiros da Câmara Municipal do Funchal decorreu em junho de 2001, há 16 anos.