"Não se estão a cumprir as garantias eleitorais com as quais estive de acordo desde o começo", disse, em entrevista ao canal privado de notícias Globovisión.
Em causa está, segundo Ratti, "pontos de importância em que a igualdade de condições políticas entre os candidatos não está a ser cumprida".
O Acordo de Garantias Eleitorais foi assinado no passado dia 27 de fevereiro pelo Presidente Nicolás Maduro e vários candidatos perante o Conselho Nacional Eleitoral, para as eleições presidenciais previstas para 20 de maio.
O documento contempla, entre outros aspetos, a suspensão da campanha eleitoral através de transmissões divulgadas obrigatoriamente pelas rádios e televisões do país e o acompanhamento do processo eleitoral por uma missão de observação da ONU.
A aliança eleitoral de oposição Mesa de Unidade Democrática não participa no processo, por considerar que não existem garantias para eleições justas e transparentes.
Além do Presidente Nicolás Maduro, mais cinco candidatos subscreveram o Acordo, entre eles Luis Alejandro Ratti, pastor evangélico que até 2016 fez parte da Frente Bolivariana Hugo Chávez e agora é crítico do regime venezuelano e Henri Falcón, militar, político e advogado venezuelano que desde 2008 governa o Estado venezuelano de Lara.
Falcón lidera o partido Avançada Progressista e considera que abster-se seria ceder espaço ao "chavismo".
Outro subscritor é Reinaldo Quijada, o primeiro a inscrever-se, e que é engenheiro eletrónico, crítico do Presidente Nicolás Maduro, mas defensor do "processo revolucionário". Faz parte do partido Unidade Política Popular 89 (UPP89) e quer "ordenar" o país.
Francisco Visconti, militar e líder do partido 27-N, que quer resgatar o projeto bolivariano e interveio no falhado golpe de Estado de 27 de novembro de 1992 e do Movimento Quinta República, o partido que em 1998 levou Hugo Chávez ao poder. Faz parte da Frente Ampla Bolivariana e Javier Bertucci, empresário e pastor que fundou a Igreja Maranatha e que faz parte da Associação o Evangelho Muda, fecham o leque de candidatos.
LUSA