Este ano, a campanha visa especialmente as máscaras descartáveis, devido à quantidade crescente de máscaras que os serviços camarários têm sido obrigados a retirar do chão ao longo dos últimos meses.
A Vice-Presidente Idalina Perestrelo, que tutela o pelouro do Ambiente, salienta que “mesmo devido às condicionantes da COVID-19, assumimos o mesmo objetivo de sempre e voltamos a dedicar uma semana este ano para sensibilizar toda a população para o facto de que uma cidade limpa depende de todos e de que os resíduos têm de ser colocados nos sítios adequados, e não no chão. Esta é uma questão de saúde pública, de cidadania e de respeito pelos outros e pela cidade que é de todos.”
A par das diversas medidas que a Câmara Municipal do Funchal tem levado a cabo ao longo dos últimos anos, e de modo a dar o exemplo de boas práticas ambientais, este ano o Departamento de Ambiente da Autarquia viu-se na obrigação de adaptar a campanha às máscaras, devido à quantidade crescente destes resíduos que, diariamente, os serviços camarários são obrigados a retirar do chão. “A cidade está apetrechada com mais de 2.000 papeleiras, instaladas em diversos pontos de espaços públicos, pelo que não faz sentido que se continue a deitar lixo e máscaras no chão,” acrescentou a autarca.
Nesta terceira edição da campanha “Lixo no chão, não!”, as papeleiras passaram a ter uma nova mensagem associada para sensibilizar a população para colocar as máscaras e o lixo no seu interior e não no chão. A Autarquia recorreu também às redes sociais e à televisão com vídeos de sensibilização, criou um panfleto para acompanhar a conta da água dos munícipes a alertar para esta problemática e colocou ainda duas lonas gigantes, no Edifício dos Viveiros e no túnel da Rua das Hortas/Rua Elias Garcia, para lembrar este tema.
Idalina Perestrelo concluiu que “vamos continuar a reforçar as campanhas de sensibilização para que a população tenha cada vez mais razões para tomar a iniciativa e procurar fazer a diferença nos seus hábitos, influenciando quem está à sua volta e de forma especial nesta época de Natal em que se produz muito lixo. A Autarquia conta com o apoio de todos nesta luta em prol do Ambiente porque acreditamos que é com pequenos passos podemos fazer a diferença e deixarmos o mundo um pouco melhor.”