Alberto Zangrillo indica que Berlusconi sofre de leucemia mielomonocítica crónica há já algum tempo e é nesse quadro clínico que "está hospitalizado nos cuidados intensivos para tratar uma infeção pulmonar".
É a primeira comunicação oficial sobre o estado de saúde do político e empresário, que foi por três vezes líder do Governo italiano, desde que foi internado no hospital de San Raffaele de Milão.
A estratégia de tratamento passa por tratar a infeção pulmonar e combater a leucemia com um tratamento para reduzir as células cancerosas no sangue.
O boletim é assinado por Zangrillo, chefe das unidades de anestesia e cuidados intensivos de San Raffaele, e por Fabio Ciceri, chefe da unidade de transplantes de medula.
Na quarta-feira, os ‘media’ italianos disseram que Berlusconi, líder do partido Forza Italia, estava a receber tratamento para problemas cardiovasculares e para repor o nível de oxigénio no sangue.
Nos últimos anos, Berlusconi sofreu vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e uma infeção com o vírus da COVID-19, que motivou a sua hospitalização em estado crítico com pneumonia.
Lusa