Este ano, o Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica da Região, já recebeu 6 bebés dos Açores. Em todo o país existem cinco unidades para prestar tratamentos específicos. A directora do serviço de medicina intensiva e neonatal e pediátrica do hospital, Edite Costa, descreveu à Antena 1 os cuidados prestados. O último foi recebido na madrugada passada: é um recém-nascido, com 40 semanas, proveniente da ilha de São Miguel.
O bebé foi transportado de urgência para a Madeira para receber um tratamento diferenciado com hipotermia induzida. O transporte do recém-nascido foi assegurado pela Força Aérea e, neste momento, está a ser acompanhado pela equipa do Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica do SESARAM. Perante a indisponibilidade por parte das Unidades do país, preparadas para receber este tipo de casos, a Região recebeu o recém-nascido proveniente dos Açores para assegurar uma resposta imediata dada a gravidade da situação.
Recorde-se que este Serviço iniciou a colaboração com a Região Autónoma dos Açores em outubro de 2022, quando deu assistência a uma grávida de gémeos, com 25 semanas de gestação, com ameaça de parto prematuro.