Os avisos da autoridade marítima regional têm por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções por forma a que estas permaneçam nos portos de abrigo”, lê-se no documento da capitania do Funchal.
Sobre as condições meteorológicas, a autoridade marítima indica que o vento vai soprar no mar do arquipélago entre os “51 e os 62 quilómetros de qualquer direção”, sendo “por vezes muito forte durante a noite”.
Sobre a visibilidade marítima é referido que será “boa a moderada”, devendo as ondas atingir 3,5 metros na costa norte e dois metros na parte sul da ilha.
O IPMA colocou as costas norte e sul da Madeira, além das zonas montanhosas da ilha sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado, apontando para vento com rajadas até os 95 quilómetros nas zonas mais altas.
As previsões de vento forte levaram a Presidência da República a cancelar a visita que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, iria efetuar hoje às regiões autónomas da Madeira e dos Açores.