O arquipélago da Madeira está hoje sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, a Madeira e o Porto Santo estão desde as 10:50 de hoje e até às 18:00 de quarta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
O arquipélago está também sob ‘Aviso Amarelo’ por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nos extremos oeste e leste, e de 95 quilómetros por hora nas terras altas.
O aviso de vento vai estar em vigor entre 10:50 de hoje e as 15:00 de quarta-feira.
O ‘Aviso Amarelo’ corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e zonas montanhosas, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
Está também previsto vento moderado a forte de noroeste, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira, soprando forte com rajadas até 95 quilómetros por hora nas zonas montanhosas e descida de temperatura.
No Funchal as temperaturas vão variar entre 13 e 18 graus Celsius.
C/Lusa