Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Aviões no chão porque o Aeroporto está em obras
Foto: JOSÉ COELHO/LUSA
Sociedade 10 set, 2024, 17:18

Aviões no chão porque o Aeroporto está em obras

 Cerca de 70 camiões e mais de 260 pessoas substituíram-se hoje aos mais de 300 voos diários no aeroporto do Porto, onde, devido a obras, desde as 00:00 e até às 06:00 de quarta-feira não aterram nem descolam aviões.

 

O espaço diariamente percorrido por milhares de passageiros, num vaivém constante com ligação ao mundo, faz-se agora de silêncio. Desde a meia-noite que não aterram ou descolam aviões no aeroporto Francisco Sá Caneiro, na Maia, distrito do Porto. As obras de reforço e requalificação da pista, em curso desde 31 de julho, obrigaram a um dia de paralisação total da operação aérea – que se prolonga até às 06:00 de quarta-feira – a única prevista ao longo dos 19 meses da empreitada.

À chegada, a imagem faz regressar aos tempos em que a pandemia de covid-19 obrigou a impor inúmeros constrangimentos. Com a exceção de alguns passageiros que aguardavam transbordo de autocarro para o aeroporto de Vigo e alguns balcões e espaços comerciais abertos, no edifício principal do aeroporto, que no ano passado recebeu 15 milhões de passageiros, o movimento era residual.

No painel de informações surge apenas o voo com destino a Lisboa que partiu na segunda-feira, às 23:07, o último antes da paragem total da operação.

Já na pista, a história é outra, e o diretor do aeroporto Sá Carneiro, Rui Alves, diz que a escolha do dia 10 de setembro para a realização desta intervenção foi feliz.

Recorrendo às estatísticas dos últimos 12 anos para perceber qual seria a semana com menor probabilidade de chuva, disse, “tivemos sorte”.

A preparação para esta paralisação, explicou, começou em janeiro, mês em que começaram a trabalhar junto dos operadores para minimizar os impactos.

Hoje, quaisquer constrangimentos sentidos por parte dos passageiros são responsabilidade dos operadores, afirmou.

“O trabalho está a correr dentro do previsto”, garantiu Rui Alves, acrescentando que “está tudo planeado para se cumprir o objetivo” de concluir todos os trabalhos até fevereiro de 2026, sendo que o encerramento da pista durante o período noturno (das 00:00 às 06:00) só deverá manter-se até final de 2025.

Enquanto falava aos jornalistas, na pista decorreriam os trabalhos que mobilizaram hoje 260 pessoas, cerca de 70 camiões e um total de 150 equipamentos. A “última grande intervenção” na pista 17-35 remonta aos anos de 2003 e 2004, por altura do Euro 2004.

“É uma obra bastante complexa que vai reabilitar todo o pavimento da pista, também as camadas estruturais vão ser reforçadas, que é o que está a acontecer hoje com mais profundidade. Vai ser substituído o sistema de cablagem – 340 quilómetros de cabo – colocadas mais de 1.300 luzes já com tecnologia Led, por questões ambientais, os sistemas de aproximação vão ser substituídos tanto numa pista como na outra [17-35] e, para além disso, temos trabalhos de preparação para, no futuro, podermos, também na outra pista, ter opções de baixa visibilidade”, detalhou.

Aos jornalistas, Rui Alves recusou-se a avançar com o impacto financeiro desta paralisação total, e sublinhou que o aeroporto reconhecido consecutivamente pela sua qualidade está a preparar o futuro e garantir a segurança da infraestrutura, matérias bem mais importantes que o impacto económico da intervenção.

Assegurou ainda, quando questionado, que quaisquer constrangimentos, que também disse desconhecer, são da responsabilidade dos operadores com quem, reiterou, vinham conversando desde janeiro.

É o caso de um grupo de 10 pessoas que viajou para o Senegal e que esta manhã chegou ao aeroporto do Porto vindo de autocarro, em vez de avião, de Vigo, Espanha.

A alternativa, explicou o passageiro Estefânio Gomes, causou transtorno: cerca de três horas a mais do que se viagem fosse feita diretamente para o aeroporto do Porto.

A empreitada representa um investimento de 50 milhões de euros.

 

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Plantel do Galomar sofreu profunda remodelação (vídeo)

Plantel do Galomar sofreu profunda remodelação (vídeo)

Imagem de Élia lidera Santa Cruz com Filipe Sousa em Lisboa (áudio)

Élia lidera Santa Cruz com Filipe Sousa em Lisboa (áudio)

Imagem de Governo investe 200 mil euros na limpeza das ribeiras

Governo investe 200 mil euros na limpeza das ribeiras

Imagem de Portugal joga frente à Dinamarca (áudio)

Portugal joga frente à Dinamarca (áudio)

Imagem de Erdem Sen e Fabrício juntam-se à equipa do Marítimo em Lisboa

Erdem Sen e Fabrício juntam-se à equipa do Marítimo em Lisboa

Imagem de Zara deixa Venezuela

Zara deixa Venezuela

Imagem de Procura pelo Porto Santo dispara na altura da Páscoa

Procura pelo Porto Santo dispara na altura da Páscoa

Imagem de Francisco Franco joga esta tarde frente ao Olivais (áudio)

Francisco Franco joga esta tarde frente ao Olivais (áudio)

Imagem de Tartaruga regressa ao mar após tratamento (vídeo)

Tartaruga regressa ao mar após tratamento (vídeo)

Imagem de Curta-metragem madeirense chega à Grécia em setembro

Curta-metragem madeirense chega à Grécia em setembro

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025