Estão à venda agendas solidárias, ilustradas com desenhos de crianças, para angariar verbas que permitam melhorar algumas infraestruturas de saúde em Portugal.
Este ano, os super-heróis dão o tema à agenda, que é ilustrada com desenhos de crianças internadas ou que recorreram aos serviços de urgência e às consultas dos três hospitais dos Açores, posteriormente coloridos por um designer.
“A imaginação das crianças é realmente impressionante. Fomos surpreendidos pelo número de super-heroínas, o que vem reforçar a importância do papel da mulher na sociedade de hoje, mas também pela identificação de outras pessoas como super-heróis, como o médico/enfermeiro ou a avó”, apontou o presidente dos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira, Bruno Cardoso.
A iniciativa junta, este ano, não só os serviços de pediatria dos três hospitais dos Açores, mas também a associação Abraço.
Nas primeiras duas edições foram vendidas mais de 10 mil agendas e angariados cerca de 25 mil euros, que permitiram que os hospitais da Terceira e de Ponta Delgada adquirissem equipamento médico para as suas unidades de neonatologia, que o Hospital da Horta humanizasse o espaço físico do serviço de pediatria e que a Abraço apoiasse crianças desfavorecidas na Madeira.
As associações contam angariar 22 mil euros, que serão investidos na aquisição de monitores para a urgência pediátrica do Hospital da Ilha Terceira e na humanização do espaço físico do Hospital da Horta (quartos da enfermaria), e do Hospital de Ponta Delgada (sala de espera), contribuindo ainda para o novo centro de rastreio de VIH, infeções sexualmente transmissíveis e hepatites virais, que a associação Abraço está a criar na Madeira.