O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disponibilizou hoje meios da Proteção Civil ao executivo da Madeira, na sequência dos incêndios que atingem a ilha desde segunda-feira.
Numa mensagem enviada ao presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, Vasco Cordeiro manifesta solidariedade e disponibilidade para prestar auxílio.
"Escrevo-lhe nestas horas de angústia para o povo madeirense para, em meu nome pessoal e em nome do Governo dos Açores, transmitir-lhe toda a nossa solidariedade e a disponibilidade para prestar o auxílio que entender necessário ou adequado", escreve o presidente do executivo açoriano, citado numa nota do gabinete de imprensa.
Na mesma mensagem, o presidente do Governo dos Açores coloca também à disposição do executivo madeirense os "meios existentes no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, no âmbito do dever de solidariedade e dando seguimento ao que ficou consagrado no protocolo de cooperação assinado entre os dois executivos a 1 de fevereiro, aquando da visita de Miguel Albuquerque aos Açores".
No final desta visita, foram assinados vários protocolos de cooperação, um dos quais na área da Proteção Civil que prevê, "em caso da ocorrência de acidentes graves ou de catástrofes", que uma região autónoma possa "solicitar ajuda à outra, em articulação com as demais autoridades competentes na matéria".
As chamas deflagraram nas zonas altas do Funchal, em São Roque, pelas 15:30 de segunda-feira, mas alastraram-se a outras localidades, tendo as autoridades regionais acionado os planos Municipal de Emergência do Funchal e de Contingência Regional.