"É uma verdadeiro orçamento de exceção atendendo às despesas relacionadas com a pandemia [de covid-19] e à necessidade de pagar ‘stock’ de dívida que vem de trás", afirmou Joaquim Bastos e Silva, em declarações à agência Lusa.
Segundo o titular da pasta das Finanças do Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, em 2020 foram executados 1.680 milhões de euros e em 2019 1.300 milhões.
Dos cerca de 1.900 milhões de euros previstos para este ano, 720,8 milhões correspondem ao Plano de Investimentos, dos quais 165,7 milhões de euros canalizados para o transporte aéreo e para a reestruturação da SATA.
"É uma previsão das necessidades da SATA. Uma mistura das obrigações de serviço público e de aumentos de capital, na sequência da esperada conclusão das negociações do plano de restruturação com a União Europeia", explicou.
Bastos e Silva sublinhou que todos os valores que vão constar das propostas de Orçamento e Plano serão ainda "sujeitos aos acertos a realizar após a discussão na Assembleia Legislativa Regional".