De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana em São Miguel, há um caso positivo de "um viajante, residente na freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada, com resultado positivo ao 6.º dia" e todos os restantes novos doentes "são referentes a transmissão comunitária".
O concelho de Ponta Delgada conta hoje com oito novos casos (cinco em São José, dois em Fenais da Luz e um na Fajã de Baixo) e a Ribeira Grande regista sete novos casos (cinco na Conceição, um em Rabo de Peixe e um na Matriz).
No concelho da Lagoa há quatro novos casos (três no Rosário e um em Santa Cruz).
Em São Jorge há um caso positivo, em Velas, de "um viajante, não residente, com análise positiva ao 6.º dia", refere o boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores, indicando que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 2.880 análises nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório privado não convencionado.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações, 25 das quais em São Miguel, duas na Terceira e uma no Faial.
Hoje estão internados seis doentes (mais um do que na terça-feira), cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, São Miguel, e um no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.
Nos Açores não há nenhum doente internados com Covid-19 em Unidade de Cuidados Intensivos.
O arquipélago conta presentemente com 304 casos positivos ativos, sendo 281 em São Miguel, 11 na Terceira, nove no Faial, dois em São Jorge e um em Santa Maria.
Estão ativas, no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco, no concelho da Horta.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.185 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.713 pessoas e falecido 33.
"Desde 31 de dezembro de 2020 e até 17 de junho, foram administradas nos Açores 187.119 doses de vacina contra a Covid-19, correspondentes a 109.258 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 77.861 pessoas com ambas as doses", no âmbito do Plano Regional de Vacinação, indica ainda o comunicado.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.