Durante cinco dias os alunos do renovado curso de Biologia da Universidade da Madeira participaram na primeira edição do Laboratório Natura, a nova aposta do curso que visa proporcionar aos futuros biólogos uma visão única da biodiversidade madeirense. A nova unidade curricular, totalmente lecionada fora da sala de aula, leva os alunos numa viagem desde o nível do mar até ao coração da floresta Laurissilva, Património Mundial Natural da UNESCO e casa de inúmeras espécies exclusivas da ilha.
“Que a Madeira possui uma riqueza natural ímpar no contexto europeu não é novidade, no entanto, são poucos aqueles que conseguem ver para além do azul e verde e identificar as plantas e animais que nos rodeiam”, conta Ricardo Rocha, um dos docentes envolvidos na cadeira. “O objetivo desta cadeira vai, no entanto, muito além de fornecer aos alunos o conhecimento necessário à identificação de espécies. O principal objetivo é que através da observação direta das espécies e da forma como estas se relacionam entre si e com o meio, os alunos sejam capazes de formular questões científicas pertinentes e que experienciem in loco alguns dos métodos usados para ir de encontro às mesmas”, diz Thomas Dellinger, o regente da cadeira. “Só a Madeira, com a sua proximidade física de habitats muito diversos, desde o mar à serra, permite que se possa em poucos dias dar uma visão alargada da biologia aos alunos”, acrescenta.
O trabalho de campo beneficiou de um protocolo recentemente assinado entre a Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, que permite aos alunos e docentes da UMA o acesso às instalações do instituto para fins letivos e para trabalhos de investigação. Nesta edição do Laboratório Natura os alunos tiveram possibilidade de conhecer a Área Protegida da Ponta de São Lourenço, pernoitando na Casa do Sardinha e na zona florestal em torno do Parque Florestal das Queimadas, pernoitando nas casas de abrigo aí existentes. A embarcação da Universidade BIOMAR II deu apoio logístico à parte marinha da cadeira e à visita ao Ilhéu do Desembarcadouro.