José Manuel Rodrigues deu as boas-vindas aos alunos e professores, congratulando-se com a participação dos jovens numa iniciativa altamente potenciadora e amplificadora da formação cívica e do sentido democrático.
Em 2021, o tema levado a debate foi “A violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”, discussão que envolveu 132 deputados de 66 escolas eleitas, do continente, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, dos círculos da Europa (Collège de L’Europe – Suíça) e de Fora da Europa (Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe).
Na oportunidade, o Presidente do parlamento madeirense felicitou o professor Agostinho Soares, da Escola Secundária Ângelo Augusto da Silva, que irá aposentar-se em breve, pelos largos anos de dedicação à educação e ao projeto Parlamento Jovem, que acompanhou, sempre, de perto e de forma apaixonada.
Recorde-se que Agostinho Soares foi agraciado pela Assembleia Legislativa da Madeira com uma réplica da estátua “Trilogia dos Poderes”, obra da autoria do escultor Amândio de Sousa, que está implantada junto à entrada principal do edifício da Assembleia Legislativa da Madeira, homenagem que teve lugar a 7 de maio último, no encerramento da Sessão Plenária do Parlamento Jovem Regional, que decorreu na Sala do Hemiciclo da Assembleia Legislativa.
Um reconhecimento que, hoje, o docente fez questão de agradecer, pessoalmente, ao líder do primeiro órgão de governo próprio da Região.