O presidente do Sindicato Unificado da Polícia (SUP), Peixoto Rodrigues, disse hoje, no Funchal, que a Direção Nacional da PSP e o Governo da República já iniciaram o processo de requalificação de quatro esquadras na Região Autónoma da Madeira.
"Temos a informação de que quer a Direção Nacional [da Polícia de Segurança Pública], quer o Ministério da Administração Interna, estão empenhados em solucionar este problema", afirmou Peixoto Rodrigues, após uma reunião com a comandante regional da PSP da Madeira, Madalena Amaral.
As esquadras são as de Ponta do Sol (zona oeste da Madeira), Santa Cruz e Machico (zona leste) e Porto Santo.
"No entender do Comando Regional da PSP e dos polícias em geral, estas esquadras são as que, de momento, necessitam de obras urgentes", realçou o sindicalista, sublinhando que há já "alguns contactos" com as autarquias para a cedência ou venda de terrenos e a construção ou a reconversão de espaços que possam pertencer a outros Ministérios.
Segundo Peixoto Rodrigues, o processo é liderado pela Direção Nacional da PSP e pelo Ministério da Administração Interna.
"Para a imagem da Madeira, que é uma zona turística de excelência, que recebe milhares e milhares de turistas, é importante que as suas forças de segurança apresentem esquadras com condições", realçou, salientando que, apesar das "grandes dificuldades" que a PSP atravessa ao nível de efetivos e meios, o polícia "continua empenhado em ajudar o cidadão", seja nacional ou estrangeiro, e "a Madeira não é exceção".
O presidente do SUP integra uma delegação sindical que se deslocou à região autónoma com o objetivo de averiguar as condições de trabalho dos profissionais. A visita, que passará também pelo Porto Santo, prolonga-se até sexta-feira (28 de outubro).
O Sindicato Unificado da Polícia conta com cerca de 3.000 associados a nível nacional.
C/Lusa