Uma nota divulgada pelas duas entidades na Região refere que esta “ação de limpeza mais intensiva” decorreu nos “pontos mais críticos de abandono de ‘monstros’ (eletrodomésticos, colchões, móveis) e resíduos verdes, do concelho de Câmara de Lobos”.
A operação envolveu cinco viaturas e 15 colaboradores do departamento de recolha de resíduos da ARM e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, indica.
As 20 toneladas de resíduos recolhidos foram depois transportadas para “tratamento adequado nas estações de Água e Resíduos da Madeira”, menciona a mesma informação.
A ARM é uma empresa pública responsável pela água e resíduos nos cinco municípios aderentes na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente, Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Na nota, a ARM refere ter verificado que “cada vez há mais casos de abandono de ‘monstros’, isto é, resíduos volumosos, como por exemplo eletrodomésticos, colchões, móveis e de resíduos verdes (provenientes das limpezas de jardins e outros espaços verdes urbanos), na via pública, particularmente junto aos contentores públicos”
Face a esta situação, a empresa tem desenvolvido, em parceria com as autarquias aderentes, iniciativas para sensibilizar as pessoas para este problema, ações de limpeza pontuais nos locais considerados mais preocupantes, reforçado os meios e circuitos de recolha, para minimizar o problema.
“O objetivo é salvaguardar a saúde pública, promover o bem-estar da população, proteger o ambiente e contribuir para a manutenção dos espaços públicos dos referidos concelhos”, pode ler-se no mesmo comunicado da ARM.
A empresa pública ainda destaca que o serviço de recolha deste tipo de resíduos é gratuita.