Foram aprovadas na primeira fase de candidaturas ao Proderam 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, 102 projetos a que corresponde um valor de investimento que ultrapassa os 10 milhões de euros.
As candidaturas, públicas e privadas, alvo de análise foram referentes às submedidas 6.1 – ajuda ao arranque da atividade para os jovens agricultores; 4.1 – apoio a investimentos em explorações agrícolas e a 4.3 – apoio a investimentos em infraestruturas.
Do total de candidaturas agora aprovadas, 86 dizem respeito ao apoio em explorações agrícolas cujo valor total de investimento ronda os 3 milhões e 700 mil euros.
Com oito candidaturas é nas acessibilidades – caminhos agrícolas e rurais, onde se encontra a maior parte do investimento proposto num valor que ronda os 6 milhões e 200 mil euros.
Por fim, com 8 candidaturas aprovadas surge a submedida para prémios de 1ª instalação para jovens agricultores com um investimento total de 290 mil euros.
Numa reação aos números agora dados a conhecer, o secretário regional de Agricultura e Pescas mostrou-se satisfeito pelo número de candidaturas aprovadas nesta primeira fase. “São valores que mostram que este quadro comunitário é muito atrativo” disse.
O PRODERAM engloba 179 milhões de fundos comunitários e é constituídos por 17 medidas e 37 submedidas de apoio com a finalidade de aumentar a sustentabilidade do setor agroflorestal da Região, promovendo a competitividade da produção agrícola local e a restauração, preservação e melhoria dos ecossistemas.