"Queremos alargar o espetro do que é a nossa celebração do dia nacional, ou seja, nós não conseguimos ter na Embaixada de Portugal, por muito grande que ela seja, o mesmo número de pessoas ao mesmo tempo que conseguimos ter num espaço de maior dimensão aqui em Paris", disse o embaixador José Augusto Duarte em declarações à agência Lusa.
O evento para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai acontecer hoje e vai contar com cerca de 600 pessoas entre a comunidade portuguesa instalada em França, empresários e autoridades francesas e também o corpo diplomático estrangeiro acreditado em Paris.
O Governo português vai ser representado pela ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Nos últimos anos, a celebração tinha decorrido na Embaixada de Portugal em França, no 16.º bairro de Paris, mas José Augusto Duarte quer alargar o "potencial de relacionamento" da embaixada com os diferentes setores da sociedade francesa e da comunidade portuguesa, apostando também na divulgação cultural da música portuguesa.
"Queria fazer também uma evocação da cultura portuguesa e daquilo que sejam elementos importantes da nossa cultura. Nós durante o ano temos uma grande presença de artistas portuguesa em França, mas nunca é demais aproveitar estas ocasiões para ter mais e valorizar criadores e intérpretes musicais portugueses", declarou o diplomata.
Assim, esta celebração do Palácio de Iéna, também no 16.º bairro de Paris, vai contar com um concerto de música clássica com a orquestra D. Fernando II de Sintra, conduzida pelo maestro Cesário Costa.
Este concerto terá três momentos distintos, com uma peça do compositor francês Camille Saint-Saëns inspirada em Lisboa, “Une nuit à Lisbonne”, uma peça do compositor português Luís de Freitas Branco, “Suite Medieval”, e ainda uma obra de Mozart, "Concerto para Clarinete".
Para interpretar esta composição de Mozart estará presente Carlos Ferreira, músico português e primeiro clarinete da Orquestra Nacional de França.
Tal como é tradição, também hoje, será colocada uma coroa de flores no busto do poeta Luís Vaz de Camões, numa avenida com o mesmo nome na capital francesa.
Lusa