Zelensky que falava em Berlim (Alemanha), durante uma conferência de imprensa conjunta com o Chanceler alemão Olaf Scholz, disse, citado pela Associated Press, que o objetivo da Ucrânia é "libertar os territórios dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".
Por sua vez Olaf Scholz salientou ao Presidente ucraniano que a Alemanha apoiará a Ucrânia "durante o tempo que for necessário".
Volodymyr Zelensky foi recebido hoje com honras militares pelo chanceler alemão, na sua primeira visita à Alemanha desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
Zelensky está a visitar os aliados em busca de mais entregas de armas para ajudar o seu país a defender-se da invasão russa e de fundos para reconstruir o que foi destruído por mais de um ano de conflito devastador.
Na véspera da sua chegada – que decorre num ambiente de segurança apertada – o Governo alemão anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de mais de 2.700 milhões de euros (3.000 milhões de dólares), incluindo tanques, sistemas antiaéreos e munições.