A rede de desinformação intitulada Global News está presente em, pelo menos, cinco redes sociais, como o TikTok, YouTube ou Instagram, em todas partilha conteúdo desinformativo relacionado com os Estados Unidos da América (EUA) e com o Presidente norte-americano, Donald Trump.
De acordo com a plataforma espanhola, em causa está a criação de vídeos com recurso a Inteligência Artificial (IA), utilizando frequentemente casos de supostos confrontos entre diferentes jornalistas e Trump.
“O mesmo conteúdo é publicado e, praticamente, na mesma ordem: geralmente são vídeos com uma narração robótica sobre imagens com indícios de terem sido geradas com inteligência artificial”, refere a plataforma.
Um dos casos com mais visualizações está relacionado com uma suposta pergunta de um jornalista sobre a cidadania americana para filhos de emigrantes, quando na verdade o vídeo utilizado é de 2018, tendo sido manipulado e adaptado para passar a mensagem pretendida.
As narrativas são replicadas nas várias plataformas digitais, sendo que todos os perfis analisados redirecionam para outra conta numa rede social diferente com o mesmo nome, por exemplo, o perfil do TikTok incentivava os utilizadores a passaram para a conta do Instagram, com o mesmo conteúdo.
Além disso, o nome usado pela rede de desinformação Global News é o mesmo de uma rede noticiosa no Canadá, imitando os grafismos e logótipos usados pelo meio de comunicação canadiano, de forma a passar uma mensagem, aparentemente, mais credível.