"Os social-democratas lamentam a falta de seriedade do Governo da República para com a região, consubstanciada na postura inadmissível face ao novo hospital da Madeira", referiu o secretário-geral do PSD/Madeira, José Prada, porta-voz da reunião.
"O Estado insiste, como comprovam as recentes declarações da ministra da Saúde, em deduzir aos 50% do financiamento prometido a avaliação dos hospitais Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros", referiu.
Além da intervenção “no património que é da região, esta confirmação prova que, mais uma vez, os madeirenses e porto-santenses foram enganados na base de uma promessa que a República não tenciona e está cada vez mais longe de cumprir", salientou.
Ainda nesta área, o PSD/Madeira repudia a crescente "politização da saúde", lembrando a "situação caótica" no Serviço Nacional de Saúde por oposição à realidade na região.
"O investimento público e a melhoria das respostas à população têm sido, a par da contratação de novos médicos e enfermeiros, uma prioridade da governação social-democrata", reforçou José Prada, garantindo que "contra o centralismo" e a "falta de responsabilidade" do executivo nacional, liderado pelo socialista António Costa, o PSD/M manterá a sua luta pela autonomia.
A Comissão Política do PSD/M enalteceu "o esforço que tem vindo a ser feito pelo Governo Regional”, presidido pelo social-democrata Miguel Albuquerque, “na melhoria dos principais indicadores económicos e sociais e, sobretudo, na descida da taxa de desemprego", permitindo a região viver "um clima de confiança que resulta do contributo de toda a sociedade civil, famílias e empresas, mas, também, de uma governação diariamente mais justa, eficaz e direcionada para as reais necessidades dos seus cidadãos."
O PSD/M diz ainda encarar "com satisfação" o 6.º lugar, elegível, ocupado pela eurodeputada Cláudia Aguiar, na candidatura do partido às europeias.
"Reconhecemos na candidata Cláudia Monteiro de Aguiar o saber, o trabalho e a experiência necessária para garantir a melhor defesa dos interesses da região e de todos os madeirenses e porto-santenses junto da Europa", referiu.
A Comissão congratulou-se, igualmente, com a execução do programa eleitoral do Governo Regional e com a forma como o executivo "está a cumprir as promessas assumidas junto da população".
LUSA