Na nota divulgada pelo gabinete de António Costa, refere-se também que a visita do líder do executivo português será a primeira de um chefe de Governo estrangeiro desde a tomada de posse do novo executivo timorense, em 1 de julho.
“Vinte e um anos após a independência nacional de Timor-Leste, Portugal continua empenhado em estreitar laços de cooperação, amizade e solidariedade. Esta visita aprofundará as relações bilaterais com Timor-Leste, em particular no domínio económico, língua portuguesa, mobilidade, desenvolvimento sustentável e nas respostas aos desafios globais”, refere-se na mesma nota.
Durante a presença de António Costa em Timor-Leste, do ponto de vista institucional, estão previstos encontros com o Presidente da República, José Ramos-Horta, com a presidente do parlamento nacional de Timor-Leste, Fernanda Lay, e com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
Além da componente institucional, o programa inclui ainda iniciativas e visitas no âmbito da cooperação entre Portugal e Timor-Leste, um dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Lusa