A Comissão de Transportes e Turismo recebeu o Coordenador Europeu para a Autoestradas do Mar, Brian Simpson que apresentou o Plano detalhado para as Auto-Estradas do Mar.
Este documento estratégico, contou com a colaboração de diferentes actores e agentes do sector. Estão vertidos neste Plano contributos quer da Deputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, quer da própria Região Autónoma da Madeira através da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura.
Este Plano foi construído com base em três pilares; o da sustentabilidade, o da integração logística bem como o do factor humano e segurança.
Cláudia Monteiro de Aguiar interveio e colaborou com Brian Simpson na elaboração deste documento e estratégia, através de duas abordagens. Oradora na Conferência das Auto-Estradas do Mar sob a temática e pilar primeiro da Estratégia; Sustentabilidade e Ambiente, apresentou os seus primeiros contributos relativamente à importância da utilização do Gás Natural Liquefeito, a necessidade de infraestruturas de apoio e abastecimento e a importância em termos de sustentabilidade ambiental deste tipo de combustível alternativo.
Pela primeira vez, Cláudia Monteiro de Aguiar coloca na Agenda Europeia, através de um documento estratégico com contributos do Parlamento Europeu a importância (desafios e apoios) das ligações marítimas de passageiros entre as Regiões Ultraperiféricas e seus respetivos continentes. A deputada madeirense, fez questão de em todas as intervenções e contributos incluir o exemplo particular da Região Autónoma da Madeira.
Na sua interpelação à coordenação do projeto, na Comissão de Transportes e Turismo, Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha “a importância das ligações marítimas de passageiros de e para as Regiões Ultraperiféricas através das conexões com respetivos Países continentais. A Comissão Europeia deve ter atenção a estas ligações, ao impacto das mesmas na vida dos cidadãos insulares e a necessidade de identificá-las como soluções possíveis para a concretização do tão defendido espaço europeu comum de transportes”.
Brian Simpson, Coordenador das Auto-Estradas do Mar lembrou que se o documento final e se no Plano consta a referência e a importância às ligações com as RUP esse facto deve-se ao trabalho da Eurodeputada Madeirense.
Este Plano Estratégico e de Acção para as Autoestradas do Mar deve agora ser analisado e aplicado pelos Estados-Membros que contam com a participação e o apoio da Comissão Europeia.